Quando veremos a paz?

Quando veremos a paz?

Groningen, 12 de março de 2022

Escrevo para demonstrar a minha indignação com o que está acontecendo entre a Rússia e a Ucrânia. Ouço alguns dizerem, ah, isso não é nada, não vai dar em nada, não se preocupe. Esses dizerem não me confortam. Há uma guerra acontecendo em pleno século 21. E acabamos de passar por uma pandemia! Quantas vidas não foram perdidas? Todos no mundo perderam alguém próximo. Será que não merecíamos um pouco de paz? Será que não tínhamos de ter aprendido alguma coisa? Tivemos que mudar, inovar e revolucionar o nosso modo de viver, sem contar que o mundo todo, oriente e ocidente, batalhou junto por uma vacina. Agora que os casos de covid praticamente não levam mais à morte, o presidente Putin invade a Ucrânia. 

Tenho colegas russos que estão revoltados com o que está acontecendo e morrem de vergonha e medo de serem rejeitados. A minha professora é ucraniana e quando fui falar com ela e demonstrar os meus sentimentos, ela chorou. E disse que todas as manhãs ela liga para cinco números na Ucrânia: para a avó, que passou pela Segunda Guerra, para a melhor amiga, que está em Kiev, para os pais e irmãos: para saberem se estão vivos. Eu me pergunto, onde está a paz e por que a humanidade ainda busca a guerra? 

Estou estudando os épicos, em especial Beowulf, e nos épicos o que se vê é que a nobreza de caráter de um homem dita o tamanho de seu poder. A valorização da linhagem familiar, uma boa reputação, fama, força, coragem, lealdade, hospitalidade, generosidade, habilidade política e justiça eram as características dos grandes reis e heróis pagãos. Um homem imoral jamais seria um grande herói como Beowulf, Achiles, Heitor ou Eneas, nem um grande rei como Hrothgar. 

Infelizmente, não se usa mais os códigos de conduta heroicos no mundo de hoje. O ser humano deveria olhar mais para o mundo antigo e tentar tirar algumas lições. Especialmente porque deveríamos tentar deixar um legado de, no mínimo, paz na Terra, já que não sabemos por mais quanto tempo habitaremos esse planeta.

 

 

Compartilhar: