Administração de Endividamento

Administração de Endividamento

Apesar das previsões otimistas em vários setores da economia, não podemos esquecer e nem descuidar que até o momento só estamos falando de perspectivas mercadológicas.
A realidade ainda esta distante das previsões otimistas, as vendas não recuperaram o ritmo que se espera, o desemprego continua batendo as nossas portas e as dividas contraídas durante o ano de 2016 precisam ser pagas, bem como o turbilhão de impostos do inicio do Ano Novo (2017).
As pessoas físicas tem que ajustar seu orçamento familiar ( Renda familiar menos gastos do mês ) de forma que haja sobra financeira suficiente para pagar as parcelas do endividamento. Desta forma sair da ciranda de inadimplências e de problemas de crédito pessoal.
No mundo empresarial podemos aplicar algumas técnicas que ajudam na administração do endividamento. Algumas análises que podemos fazer na avaliação seria:
- Identificar a causa e a composição do endividamento, bem como a capacidade de geração de caixa (EBITDA) da empresa.
- Avaliar as alternativas para aumentar o volume de caixa, como por exemplo, realizar a venda de ativos ociosos, reduzir estoques, entre outras ações.
- Avaliar a viabilidade de ações de Revisional Bancário ou Recuperação Judicial.
- Elaborar um laudo de viabilidade econômica do negócio.
A partir dos resultados obtidos podemos esperar:
- Recuperação da liquidez da empresa.
- Redução estratégica do endividamento da empresa.
- Fundamentação legal para processo de Recuperação Judicial.
- Redução de custos operacionais ineficazes.
Fonte: KND Consultoria e Treinamento Ltda ; www.knd.com.br

Compartilhar: