Governança Corporativa – Atitude de Coragem!

Governança Corporativa – Atitude de Coragem!

Segundo o IBGC ( Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) Governança Corporativa  é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
Neste contexto, tomar a iniciativa de implantar a Governança no seu negócio é um passo determinante no crescimento e organização da empresa. A Atitude precisa de coragem para enfrentar mudanças culturais profundas, dedicação e disciplina em todo processo.
Princípios Básicos são:
Transparência - Consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que condizem à preservação e à otimização do valor da organização.
Equidade - Caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas. 
Prestação de Contas (accountability) - Os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papeis.  
Responsabilidade Corporativa - Os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional, etc.) no curto, médio e longo prazos.
Ações / Prioridades para iniciar a implantação:
Criação (reorganização) do Conselho, calendário de atividades, regras,etc;
Atividades Importantes : Documentar versão do planejamento estratégico (incluindo matriz de risco) e projetos em andamento (status, prioridade, etc);
Rediscutir a estrutura Gerencial e prestação de contas;
Definir claramente matriz de atribuições, responsabilidades e formas de utilização de recursos comuns, sejam humanos ou ativos.
Conduzir as Reuniões de Conselho de forma padronizada e planejada
Estas seriam ações básicas e iniciais para o inicio desta grande mudança. Precisamos dar o primeiro passo.
Fonte: KND Consultoria e Treinamento Ltda ; www.knd.com.br
Instituto Brasileiro de Governança Corporativa : https://www.ibgc.org.br

 

 

Compartilhar: