IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO ANTISSUBORNO - ISO 37001

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO ANTISSUBORNO - ISO 37001

Dentre as informações que recebemos diariamente nos jornais e meios de comunicação mais importantes e renomados, sempre nos deparamos com notícias relacionadas a suborno.
Um dos problemas mais destrutivos que infelizmente está presente em varias esferas da sociedade. Apesar das tentativas nacionais e internacionais para o combate a essa prática, nos deparamos varias vezes com situações que nos surpreendem. Desde as relações políticas ate no nosso dia a dia, quando pensamos em “agradar” uma determinada pessoa para com isso conseguirmos vantagens. Pequenos subornos que passam despercebidamente.
O que é um Sistema de Gestão Antissuborno?
Esse sistema visa instaurar uma cultura antissuborno na organização e criar controles que mitigam a prática e aumentam as chances de detectar as tentativas. A ISO 37001 fornece requisitos e orientação para estabelecer, implementar, manter e aperfeiçoar um sistema de gestão antissuborno. O sistema pode ser integrado ou independente de outros sistemas de gestão geral.A abrangência do sistema atinge setores públicos, privados e sem fins lucrativos, funcionários efetivos, subornos pagos ou recebidos, pode ser de qualquer valor e que envolvam vantagens ou benefícios financeiros ou não financeiros.
Quais seriam os benefícios que a Norma ISO 37001 traria a minha empresa?
Na implantação do sistema de gestão, essa norma cria uma serie de medidas como a adoção de uma política antissuborno, realização periódica de procedimentos e investigações. Avaliação constante de riscos em projetos, fornecedores e a implementação de controles financeiros e comerciais.
A implementação de um sistema antissuborno necessita de liderança e patrocínio da alta gerência e deve ser comunicado a todos os colaboradores e partes externas/terceirizados e a comunidade.
Além de todas as vantagens de um sistema de gestão, ainda é possível certificar a conformidade da empresa e do sistema. Terceiros podem auditar e certificar o sistema e emitir um Certificado de conformidade com a Norma ISO37001. Demonstrando que sua empresa adota e implementa medidas robustas que reduzem o risco de subornos onde quer que ele ocorra.
Fonte: KND Consultoria e Treinamento Ltda ; www.knd.com.br
Associação Brasileira de Normas Técnicas: www.abnt.org.br

Compartilhar: