A Importância do PDCA como Ferramenta da Qualidade.

A Importância do PDCA como Ferramenta da Qualidade.

Nos últimos posts tenho falado constantemente de qualidade e de todos os itens da norma e a forma de como interpretamos e documentamos nossas realidades empresariais e adequamos as normas de qualidade.
O assunto que será tratado é uma ferramenta muito importante em Gestão. O PDCA ou o ciclo de Deming é uma das ferramentas mais importantes da qualidade e trata os processos em quatro fases.
Planejar ( P ) – estabelecemos os objetivos e processos necessários para entregar resultados de acordo com o projetado.
Executar ( D ) – implementar o que foi planejado e monitorar os resultados para utilizar dados para a próxima etapa do processo.
Verificar ( C ) – estudar os resultados obtido (medido e coletado) e comparar com os resultados esperados (estabelecidos no “PLANEJAR”) para determinar quaisquer diferenças.
Agir ( A ) – implementar as ações corretivas sobre os resultados diferentes do esperado.
Após a análise de dados coletados após os ciclo e hora estudar se os resultados obtidos são muito diferentes do que esta planejado. Entender a causa raiz dos problemas levantados durante o ciclo é fundamental para a estruturação do planejamento e para girar novamente o PDCA.
Cada giro proporciona a melhoria contínua dos processos e cria padrões para os processos que produzem ótimos resultados.
Além da melhoria continua esse material é matéria prima para elaborar o Plano de ação para eliminar causas de uma não conformidade potencial, que minimize os riscos de ocorrências não desejadas.
Girar o PDCA é fundamental para o bom funcionamento do Sistema de Gestão da Qualidade e dos processos de melhoria continua de processos.
Fonte: KND Consultoria e Treinamento Ltda ; www.knd.com.br
Associação Brasileira de Normas Técnicas: www.abnt.org.br
 

Compartilhar: