O ORÇAMENTO PÓS FÉRIAS DE FIM DE ANO!

O ORÇAMENTO PÓS FÉRIAS DE FIM DE ANO!

O ano para algumas famílias inicia-se a partir de fevereiro com o inicio do período letivo. As crianças retornam as aulas e começam os gastos rotineiros e a tragédia dos pagamentos das contas e dívidas contraídas para o tão esperado período de férias.
Nas organizações temos um cenário muito parecido após o período de final de ano, onde geralmente há m alguns segmentos uma redução do faturamento e aumento de despesas com os pagamentos de 13 salários e férias de alguns colaboradores. Esses desembolsos provocam um desencaixe no fluxo de caixa das empresas e aumentam a tensão nos departamentos financeiros, bem no momento de colocar em prática ações para captar mais clientes e vender mais em m mercado onde a oferta em todos os segmentos esta muito maior que a demanda.
A melhor arma contra essa tensão é o ORÇAMENTO para aliviar e provisionar despesas e determinar a real necessidade de caixa das empresas durante o ano.
O que deve ser feito:
Estruturar as Receitas e Gastos (custos e despesas) por grupos, categorias e responsáveis (matrizes).
Definir metas para cada grupo e modelo de controle.
Criar e organizar Equipes de Melhoria Contínua (EMC), visando encontrar oportunidades de melhoria em receitas, custos e despesas.
Desenvolver planos de ações para implantar as melhorias e monitorar os resultados.
Ações sobre os resultados não desejados (Giro do PDCA).
Como podemos medir os resultados e o que podemos esperar deste trabalho:
Gastos reduzidos, principalmente, aqueles que não adicionam valor (receitas) ao negócio.
Cultura voltada ao resultado do negócio e a busca de soluções orçamentárias.
Pessoal melhor qualificado para analisar, interpretar e desenvolver ações em tempo real, ajustando os gastos em função de planejamento orçamentário previsto ou por questões mercadológicas e estratégicas.
Democratização da informação de gastos, facilitando a interpretação e o sentimento de responsabilidade sobre os mesmos.
Fonte: KND Consultoria e Treinamento Ltda ; www.knd.com.br

Compartilhar: