Partes Interessadas (ISO 9001:2015) da Organização! São apenas os clientes internos e externos?

Partes Interessadas (ISO 9001:2015) da Organização! São apenas os clientes internos e externos?

O tema “Partes Interessadas” é muito importante na nova versão da Norma e é comumente confundido com clientes internos e externos.
Na versão 2015 da norma ISO 9001 as partes interessadas pertinentes (item 4.2) tem um sentido amplo e atravessa os limites físicos da organização.
Não podemos elencar as partes interessadas de uma empresa, pois nesse contexto, correspondem a todos os elementos que interferem ou são afetados pela organização.
Desta forma definir os stakeholders torna-se uma analise especifica e deve ser feita com muito critério.
Podemos listar alguns que são recorrentes nas organizações apenas como exemplos e para nortear nossa análise:
1- Clientes
2- Colaboradores
3- Fornecedores
4- Governo
5- Organismos Reguladores
6- Comunidade
7- Acionistas
Na definição do contexto da organização devemos incluir as partes interessadas e principalmente analisar como elas se relacionam com a empresa, suas necessidades e expectativas. Desta forma esta análise se torna um requisito para o sistema de gestão da qualidade (SGQ). Tem impacto direto na abordagem de Riscos e Oportunidades,definição do escopo, política e dos objetivos da qualidade.
Os horizontes do SGQ foram ampliados e junto com eles as abrangências de nossas análises, processos, produtos e serviços. Nossa visão de clientes internos e externos deve ser ampliada e definida como partes interessadas, bem como suas necessidades e expectativas que devem ser “ouvidas”.
Fonte: KND Consultoria e Treinamento Ltda ; www.knd.com.br
Associação Brasileira de Normas Técnicas: www.abnt.org.br

Compartilhar: