Plano de Negócios - Minimizando problemas

Plano de Negócios - Minimizando problemas

A veia empreendedora dos brasileiros é admirável e motivo de orgulho de nossos empresários e empreendedores. Sejam eles formais ou informais.
O fato é que mesmo em um ambiente complexo do ponto de vista tributário e muitas vezes desfavorável economicamente, temos vários casos de sucesso frente às milhares de tentativas de se estabelecer como chefe de si mesmo.
Nessa visão empreendedora, um ponto muito importante e muitas vezes negligenciado, pode ser o divisor de águas entre um negócio de sucesso ou do início de vários problemas que podem alongar ou até mesmo encerrar o caminho da prosperidade.
Existem técnicas que podem ajudar a diminuir essa possibilidade de fracasso e a elaboração de um Plano de Negócios é uma delas. 
Essa metodologia consiste em algumas etapas de estudo para ter o completo entendimento do negócio idealizado e consequentemente de sua viabilidade.
Podemos listar:
❂ Entendimento do modelo de negócio envolvendo estrutura interna (gente e tecnologia), marketing (investimentos e principais ações), mercado consumidor e fornecedor (geograficamente), concorrentes (preço/praça) , objetivos estratégicos , sócios, desempenho atual financeiro ou projeção caso a negócio ainda não tenha atividade;
❂ Aplicação de ferramentas gerenciais para identificar os pontos estratégicos do plano de negócio: CANVAS, SWOT, BSC e Forças de Porter, avaliando assim o negócio, seu mercado e sua concorrência;
❂ Projeções financeiras do negócio envolvendo Receitas de Venda, Custos/Despesas Variáveis, Custos/Despesas Fixas, Investimentos necessários e projetando Fluxos de Caixa e eventuais necessidades de Financiamentos;
❂ Elaboração de DFC projetado e análise de ponto de equilíbrio, TIR, VPL, Payback do Negócio e Necessidade de Capital de Giro.​
Após as simulações destes cenários, podemos: 
✔  Avaliar a Viabilidade Econômico e Financeira do Negócio.
✔ Fazer uma Análise Crítica do mercado e concorrência.
✔ Mitigar do risco de falência nos primeiros anos do negócio (a maior causa é a falta de planejamento estratégico e controles financeiros eficazes).
A partir de resultados mais embasados será possível ao empreendedor a tomada de decisão de ajustes ou de execução dos planos de abertura de um novo negócio ou crescimento do negócio já existente.
Fonte: KND Consultoria e Treinamento Ltda ; www.knd.com.br

 

Compartilhar: