Sistema de Gestão da Qualidade é somente Papelada?

Sistema de Gestão da Qualidade é somente Papelada?

Na maioria das reuniões que faço em meus clientes e em visitas a outras empresas, sempre me deparo com o discurso que o Sistema de Gestão da Qualidade ( SGQ ) é um monte de papel que exige um trabalho enorme para ser confeccionado e que só serve no dia da auditoria.
Os Gestores que tem como parte de seu trabalho a manutenção dos procedimentos, indicadores, melhoria de processos são constantemente cobrados por registros de não conformidades, melhorias nos processos e monitoramento dos indicadores para a “papelada “do SGQ. Parece estranho! Trabalhar muito para juntar papel!
Um termo muito comum de ouvirmos nas empresas é o de ter “ISO para USO”. Mas o que significa isso?
As Novas versões das normas ISO estão com muita gestão agregada e realmente na prática trazendo melhorias na gestão da organização no dia a dia dos gestores.
Por exemplo na ISO 9001:2015 a mentalidade de risco e as ações para preveni-los, bem como a análise de oportunidades, são parte integrante do sistema e devem ser considerados e analisados a cada não conformidade ou ajustes as mudanças de mercado e estratégicas. Não são mais tratativas exclusivas de reuniões de análise critica semestrais ou mesmo anuais.
A “papelada” envolvida nos Sistemas de Gestão diminuíram muito e agora são parte do controle operacional das empresas, bem como de sua gestão. O SGQ passou a ser fundamental na melhoria da performance dos gestores e da organização de forma geral.
Como esta o Sistema de Gestão da Qualidade de sua empresa?
Fonte: KND Consultoria e Treinamento Ltda ; www.knd.com.br
Associação Brasileira de Normas Técnicas: www.abnt.org.br
 

Compartilhar: