Abóbora Butternut Squash

Abóbora Butternut Squash

O formato peculiar, a casca dura ao tato e a cor alaranjada pálida chama a atenção ainda na banca de vegetais. Presente em vários países ao redor do mundo, é conhecida pelo nome genérico de Abóbora Butternut Squash (Cucurbita moscato). Quando assada, esta abóbora libera um intenso e agradável aroma adocicado, finalizado com uma consistência amanteigada. Não recomendo que ela seja cozida em água, mas assada com a casca intacta que, ao ir para o forno, carameliza e desprende típicos e inconfundíveis perfume e sabor adocicados, que invadem a nossa cozinha.

1. Selecione uma abóbora observando que a casca esteja firme. Alguns pequenos pontos que lembram ferrugem são perfeitamente naturais, mas devem ser firmes.
2. Lave bem a superfície externa. Coloque a abóbora em uma bancada e divida ao meio no sentido do comprimento, quando você vai se deparar com uma polpa alaranjada firme, junto com sementes no centro. Remova as sementes com uma colher e reserve.
3. Cuidadosamente, divida cada metade da abóbora em quatro partes iguais no sentido do comprimento. Se você não está habituada a manipular uma faca afiada, solicite a ajuda de alguém experiente.
4. Forre uma assadeira com folha de papel manteiga, besunte com óleo vegetal e acomode as partes da abóbora com a casca voltada para baixo. 

A abóbora está pronta para ser levada ao forno pré-aquecido a uma temperatura de 230 graus. Quando a polpa atingir uma cor levemente bronzeada, cubra a assadeira com uma folha de papel alumínio e verifique após 45 minutos. A abóbora estará pronta quando a casca atingir um tom marrom escuro. Se necessário, pingue um pouquinho de água antes colocar a folha de alumínio. Retire a assadeira do forno. Remova somente as partes firmes da casca, incorporando o restante à polpa. Reserve.

Opções antes de levar a abóbora ao forno:

1. Distribua pedacinhos de manteiga gelada sobre as partes da abóbora, pulverize com açúcar mascavo e nada mais.
2. Manteiga, azeite de oliva, ervas aromáticas com parcimônia (alecrim, tomilho, sálvia), folhas de louro, lâminas de alho, pimenta vermelha em rodelas, toque de sal e açúcar mascavo. Alguns cravos, canela e anis estrelado.
3. Use a criatividade, acompanhe os passos acima para assar a abóbora, utilize a versatilidade da Butternut e as possibilidades do seu preparo serão ilimitadas. 

Saboreando:

1. Finalize com leite de coco e coco ralado, corrija o açúcar e você terá um surpreendente doce de abóbora.
2. Retire as ervas e as especiarias. Amasse com um garfo e você obterá um agradabilíssimo purê para acompanhar carnes e aves assadas ou cozidas.
3. Acrescente um caldo de vegetais e aprecie como uma sopa quente ou fria.

Um bom fim de semana para todo nós.
Bon appétit!

Compartilhar: