Aglianico

Aglianico

 



A região Sul da Itália, formada pela Campania, Puglia, Basilicata, Calábria e as ilhas da Sicília e Sardegna, era conhecida pelos romanos como a extensa região da Magna Graecia e pelos gregos, que posteriormente a dominaram e a batizaram, com o nome de Oenotria, a Terra dos Vinhos. Uma peculiaridade desta região é a diversidade de seus costumes, cultura e a preservação desta sua herança cultural, que se manifesta como um legado de uma culinária regional rica em aromas e sabores e a arraigada preservação de suas vinhas, videiras e uvas típicas.

Os vinhos que compõem o panorama desta apaixonante região, que posteriormente sofreu forte influência árabe, estão intimamente ligados a um caldeirão de aromas e sabores espelhados em sua forte culinária regional que desperta todos os nossos sentidos. A rústica variedade tinta nativa Aglianico manifesta todo o seu potencial nas áridas e montanhosas regiões da Campania e Basilicata. Na região da Campania, esta variedade tinta carrega as características típicas do solo vulcânico e das grutas pré-históricas com o seus vinhos Taurasi, que facilmente disputam os primeiros lugares entre os apreciadores dos vinhos italianos. Os tintos Taurasi enfrentam, sem dificuldades, os mais famosos vinhos deste país, que são os Barolos da região do Piemonte. Nas áridas e montanhosas regiões da Basilicata, com suas intensas e drásticas variações climáticas, a Aglianico manifesta todo o seu poder, abrigada sob a denominação de origem DOC Aglianico del Vulture. Nestas duas regiões, a tipicidade e a qualidade da Aglianico se destacam e encontramos um vinho tinto que encarna a sua rusticidade selvática e indomável que merece todo o nosso respeito pelo heroísmo e pela persistência de seu produtores, que aprenderam a domesticá-la e a nos oferecer vinhos excelentes que realmente espelham o espírito dos vinhos da Oenotria: “vinhos com gosto de vinhos”.

O Aglianico da Basilicata é encorpado, concentrado em aromas e sabores de ervas aromáticas, destacando-se entre elas o tomilho. Sua maturação é longa e seus componentes originais se mesclam e se confundem durante uma necessária e prolongada permanência em barricas de carvalho. Se você deseja sentir e apreciar a alma e o corpo de um vinho, experimente um Aglianico, simplesmente ao lado de umas fatias de pão, queijos maturados e frescos e os mais diversos tipos de presuntos e salames curados. Um bom fim de semana para todos nós!

Dr. João Roberto
Food & Wine Styling and Photography
[email protected]

Compartilhar: