
LAGREIN: O vinho do alto adige
Incrustada no Alpes, na região mais alta do Nordeste da Itália, encontramos a província de Trentino-Alto Adige, cuja capital é Bolzano. Nesta província a linguagem predominante é a alemã, seguida do italiano. No meio turístico, toda a área é conhecida simplesmente como Tirol do Sul. Os limites fronteiriços são Áustria, Suíça e as províncias italianas do Veneto, Lombardia e Trento.
Variedades de uvas Vitis viníferas são comuns a todas essas regiões, com destaque para a Pinot Noir, conhecida, aqui, como Pinot Nero e Blauburgunder, e inúmeras brancas, com destaque para a Pinot Grigio, Grüner Veltiliner, Müller Thurgau.
O Alto Adige vem produzindo vinhos tintos e brancos leves com um merecido destaque para as variedades tintas nativas Lagrein e Pinot Nero, que nos chamam a atenção pela excelente e marcante qualidade dos aromas e sabores florais e de framboesas, tomilho e lavanda, além dos taninos bem estruturados e maduros, mineral e uma agradável acidez que lembra maçãs e frutas cítricas, finalizando com leveza e elegância.
Tradicionalmente, os vinhos tintos do Alto Adige são apreciados com lâminas finas de Speck, um tipo de presunto cru, queijos de massa dura e pão rústico, um prato típico da região, o Knödel, carnes de panela cozidas lentamente com molhos de vinhos, batatas, cenouras, erva doce e salsão e um toque de noz moscada.
Um encontro com uma taça dos vinhos do Alto Adige, que estão disponíveis entre nós, é uma rara e gratificante oportunidade que não podemos deixar passar em branco. Um bom fim de semana para todos nós.