Albariño/ Alvarinho

Albariño/ Alvarinho

Uma variedade de uva branca, responsável pelo sucesso dos vinhos elaborados na região de denominação de Origem Controlada Rias Baixas, no Nordeste da Espanha, com o nome de Albariño — ou Alvarinho, na região denominada Vinho Verde, no noroeste de Portugal —, tem o seu nome ligado aos mais versáteis pratos elaborados com produtos do mar nestes dois países e, igualmente, com os queijos regionais cremosos e ligeiramente ácidos.

Os vinhos portugueses elaborados com esta variedade ocupam um importante lugar entre os apreciadores de vinhos aqui no Brasil, principalmente quando emparelhados com arroz enriquecidos com frutos do mar, como a decantada Paella, o arroz de polvo e o não menos famoso bacalhau. Na região de denominação Vinho Verde, Monção e Melgaço, ocupam uma merecida posição de destaque entre os melhores produtores e vitivinicultores da variedade Alvarinho. Na Espanha, a região de Galícia se destaca pelo cultivo e vinificação da Albariño.

Alvarinho tipicidade:
Uma casta branca, rústica, resitente às intempéries graças aos seus cachos pequenos com bagas de casca grossa e de amadurecimento precoce, aromas predominantes de frutas cítricas e ácidas como as maçãs verdes. Os vinhos elaborados com esta variedade são aromáticos, um relativo alto teor alcoólico, acidez balanceada graças ao seu amadurecimento precoce e um alto teor de açúcares, sendo que a fermentação maloláctica é na maioria das safras um imperativo.

Albariño tipicidade:
Na Espanha, esta variedade se destaca na região de Origem Controlada Ria Baixa, na Galícia, onde a Albariño produz vinhos amarelos palha com nuances esverdeada, secos, florais, de acidez balanceada. Nos anos de boas colheitas e vinificação cuidadosa, esses vinhos são complexos, estruturados, elegantes e de fácil harmonização com a culinária regional da Galícia. Procure por um bom vinho elaborado com a Albariño/Alvarinho e tenha um bom fim de semana.

Compartilhar: