Alcachofras

Alcachofras


Elas chegaram! Como sempre, ocupam um lugar de destaque entre as flores comestíveis e apreciadas ainda em seu estágio inicial, de botão floral. Versátil na maneira de servir, a alcachofra (Cynara scolimus) tem pétalas roxas, firmes e amargas, quando ainda cruas e em seu estado natural. Depois de devidamente preparadas, posteriormente cozidas ou assadas, ficam macias, suculentas e ligeiramente adocicadas. O preparo das alcachofras exige certos cuidados para obtermos o resultado final desejado do prato que iremos apreciar.

Segure uma alcachofra firmemente com uma das mãos e corte o talo rente à flor, remova algumas das pétalas do fundo e, com o auxílio de uma faca, apare o mesmo; vire as alcachofras de bruços e comprima as pétalas contra uma superfície firme, de modo que elas se abram naturalmente. Apare as pontas e coloque-as em uma panela de aço inox ou esmaltada — não utilize alumínio —, acidule com vinagre de vinho branco ou caldo de limão e sal e leve ao fogo para cozinhar até as pétalas soltarem com facilidade. Deixe esfriar na água do cozimento.

Para utilizar, remova as pétalas e reserve. Limpe o fundo das alcachofras removendo os falsos espinhos que, na verdade, são várias flores. Coloque o fundo em uma travessa refratária, recubra com lascas de bacalhau dessalgado cozido previamente em creme de leite. No mesmo creme, depois de retirar o bacalhau, com a panela ainda no fogo, acrescente queijo ralado tipo suíço, folhinhas de tomilho, pimenta do reino, um toque de curry indiano e deixe engrossar. Retorne o bacalhau à panela e mantenha no fogo baixo por alguns minutos. Recheie os fundos das alcachofras com esta mistura e leve ao forno até dourar. Distribua os fundos das alcachofras com o bacalhau gratinado em pratos previamente aquecidos, circunde-os com as pétalas, que também devem  ter a sua parte carnuda apreciadas.

Uma maneira mais simples é regar o fundo e as pétalas da alcachofra com um vinagrete de sua escolha, levando as pétalas uma a uma a boca com o auxílio dos dedos e literalmente “puxando” a parte macia com os dentes, enquanto estiver segurando as pontas das folhas com os dedos. Bom appétit!

Compartilhar: