Anis Estrelado

Anis Estrelado

Uma estrela de coloração marrom com oito espículas, que abrigam em seu interior pequenos grânulos ovais, lisos e brilhantes, capazes de liberar um perfume aromático e adocicado: este é o nosso anis estrelado (Illicum verum), que merece um lugar de destaque entre as especiarias de nossa cozinha. 
O ingrediente é o fruto de um pequeno arbusto de flores amarelas da família das magnólias. Seu aroma mais intenso é derivado das espículas das estrelas, sendo que os grânulos, ligeiramente tostados e pulverizados, são frequentemente associados com a canela, o cravo, a pimenta do reino, o coentro e a mostarda em grãos na elaboração de especiaria utilizadas no preparo de carnes, peixes, aves, compotas de frutas, tortas e pães. 
A origem do anis estrelado é o sul da China e o norte do Vietnã, onde é cultivado como o símbolo de prosperidade. A especiaria foi escolhida como a predileta do navegador e explorador Marco Polo, sendo que era negociada a preços equivalentes ao ouro. Seu aroma adocicado e ao mesmo tempo pungente é a base de aperitivos que levam o nome genérico de anisete e absinto.

ANIS ESTRELADO, MAÇÃS E ETC... 
1. Descasque 3 maçãs verdes (Granny Smith), apare em pequenos cubos, coloque em uma tigela e regue com o caldo de um limão. Prepare uma calda com açúcar em ponto de fio forte com três anis estrelados, um pauzinho de canela, duas folhas de louro e algumas lâminas de gengibre fresco, além de uma pitada de sal. Adicione as maçãs e cozinhe lentamente até amolecerem. Aprecie como um complemento para tortas, bolos e sorvetes. 
2. Como segunda opção, adicione pimenta dedo de moça picadinha no preparo da calda e aprecie o anis estrelado e as maçãs com carnes, peixes e aves grelhadas. 
3. Uma terceira proposta é substituir as maçãs por abacaxi, peras, melão.
4. Por último, use a sua imaginação e.... bon appétit! 

Compartilhar: