Arroz Basmati com Especiarias e Frutas Secas

Arroz Basmati com Especiarias e Frutas Secas

Basmati é um arroz tipo longo, aromático e de grande versatilidade. A sua principal característica é a capacidade de absorver e incorporar os aromas e sabores dos ingredientes com o quais está sendo cozido. O nome Basmati é derivado do sânscrito (vasmati) que significa fragrante.

AS ESPECIARIAS E FRUTAS SECAS

Em uma frigideira, coloque duas colheres de sopa (cada) de uvas passas, cranberries e damascos picados; casquinhas de uma laranja previamente aferventadas; um pauzinho de canela; um anis estrelado e uma colher de sopa de manteiga. Leve ao fogo rapidamente, somente para aquecer, e reserve.

O ARROZ: Lave 150 gramas de arroz Basmati em água corrente. Coloque-o em uma tigela, cubra com água e deixe repousar por 30 minutos. Transfira para uma peneira, passe novamente por água corrente, e deixe escorrer. Em uma panela pequena, doure levemente uma xícara de chá de cebola picadinha em uma colher de sopa de manteiga, uma colher de chá (cada) de sal e cúrcuma em pó. Acrescente o arroz e, quando os grãos estiverem transparentes, adicione as especiarias, as frutas secas e água quente para cobrir o arroz e, se disponível, alguns pistilos de açafrão. Quando o arroz secar, retire a panela do fogo e, com o auxílio de um garfo, incorpore uma colher de sopa (cada) de pistache e pinholes. Cubra a panela com um pano grosso e, por cima dele, coloque a tampa durante 10 minutos. Afofe o arroz com um garfo e transfira para uma travessa. Sirva e aprecie solo ou com peixes assados ou grelhados, carnes de aves, coelho, cordeiro. Quando solo, um vinho branco espumante demi sec, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!

Compartilhar: