ASSYRTIKO: O vinho que nasceu das pedras e das cinzas

ASSYRTIKO: O vinho que nasceu das pedras e das cinzas

Uma ilha localizada no mar Egeu, na Grécia, cuja origem foi uma série de contínuas erupções vulcânicas que geraram uma gigantesca lagoa de água salgada no centro, rodeada por altas e íngremes encostas, mas permitindo uma ligação direta com o mar. Nesta ilha está Santorini, com uma população de cerca de 15 mil habitantes de origem grega, considerada uma das mais belas e históricas regiões vinícolas do mundo, graças ao solo formado por lava, cinzas e pedras porosas de origem vulcânica. 

Santorini é o berço de uma série de variedades autóctones de uvas brancas rústicas, que exprimem todas as características e a tipicidade de um solo vulcânico rico em minerais, destacando-se, entre elas, a Assyrtiko e a Athiri. A Assyrtiko carrega intrigantes aromas cítricos e florais, revelando, ao mesmo tempo, o rico conteúdo mineral do solo, o que rende a ela um lugar de altíssimo destaque entre os mais exigentes apreciadores de vinhos brancos ao redor do mundo. Sua feliz associação com a delicada e perfumada variedade branca nativa Athiri, durante o processo de assemblage — escolhido por alguns produtores de destaque — confere delicadeza, elegância, finesse e equilíbrio aos vinhos elaborados em associação com a Assyrtiko. 

Os habitantes de Santorini dizem que a riqueza em habitantes marinhos que povoam as águas do mar Egeu e as belezas naturais da ilha são uma contínua inspiração para o cultivo e a vinificação da Assyrtiko. Este vinho ressalta os aromas e os sabores de saladas, grelhados, assados e ensopados, típicos da rica culinária da ilha de Santorini.  

ASSYRTIKO E SALADA DE POLVO GRELHADO COM PÁPRICA: 

Cozinhe os tentáculos de um polvo até ficarem bem macios. Coloque-os em uma vasilha e deixe marinar na geladeira por uma hora com azeite de oliva, um toque leve de páprica ardida e uma generosa quantidade de páprica doce, suco de 1 limão siciliano e sal.  Neste intervalo de tempo, prepare a a churrasqueira e leve os tentáculos a grelhar juntamente com pimentões verdes. Aprecie o polvo grelhado e os pimentões à moda grega com uma salada de folhas, tomates, cebolas, pepinos, azeitonas, orégano grego, suco de limão, azeite de oliva e uma taça de Assyrtiko! Bon appétit! 

Compartilhar: