Atum em azeite de oliva, ervas aromáticas e especiarias

Atum em azeite de oliva, ervas aromáticas e especiarias

Peixe nativo de águas salgadas, onde encontrou seu habitat natural, o atum desenvolveu uma grande capacidade de se adaptar às mais diversas e constantes variações de temperatura, das mais geladas até aquelas mais quentes, por conter em sua musculatura um alto nível de mioglobina, substância responsável pela alta concentração de oxigênio e pela cor de sua carne, que pode variar de um vermelho intenso a um rosa claro.

A mioglobina, em contato com o oxigênio do ar ambiente, é a responsável por um rápido processo de oxidação e deterioração da cor e da carne do atum logo após a pesca. Por esse motivo, a carne do atum deve ser rapidamente resfriada e conservada em baixa temperatura, sem contato direto com o ambiente, até o momento de ser consumida. O atum pode ser preparado para consumo in natura, conservas, assado, grelhado e aceita as mais diversas combinações com outros alimentos, ervas e molhos.

O ATUM:  Separe um lombo de atum fresco de cerca 1 quilo, pulverize generosamente com sal grosso. Reserve na geladeira por cerca de 1 hora. A seguir, lave o lombo em água corrente, seque bem e separe em postas de 3 cms de altura. Coloque as postas do atum deitadas em uma forma refratária de maneira que fiquem bem apertadinhas, distribua sobre elas e, ao mesmo tempo, intercalando, entre os espaços, 12 folhas de louro frescas, 12 dentes de alho, 12 grãos de pimenta do reino e 2 anis estrelados. Regue generosamente com azeite de oliva até alcançar a metade da altura das postas

FINALIZANDO:  Leve a forma ao forno pré-aquecido a 200 graus até as postas ficarem bem douradas. As postas do atum irão, literalmente, fritar juntamente com as folhas frescas de louro, os dentes de alho e o anis estrelado, liberando um convidativo aroma. Retire o atum da forma, distribua sobre elas o azeite de oliva residual da forma, pimenta vermelha e folhas de menta ou hortelã picadinhas. 

O atum está prontinho para ser apreciado sobre fatias de pão fresco levemente torradas. Um vinho espumante seco, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha para um final de tarde. Bon appétit!

Compartilhar: