Atum grelhado em alecrim

Atum grelhado em alecrim


Peixe nativo de águas salgadas, onde encontrou seu habitat natural, desenvolveu uma grande capacidade de se adaptar às mais diversas e constantes variações de temperatura — das mais geladas até aquelas mais quentes — por conter em sua musculatura um alto nível de mioglobina (substância responsável pela alta concentração de oxigênio e pela cor de sua carne, que pode variar de um vermelho intenso a um rosa claro).

A mesma mioglobina, em contato com o oxigênio do ar ambiente, é a responsável por um rápido processo de oxidação e deterioração da cor e da carne do atum logo após sua pesca. Por este motivo, a carne do atum deve ser rapidamente resfriada e conservada em baixa temperatura, sem contato direto com o ambiente, até o momento de ser consumida. O atum pode ser preparado para consumo in natura, conservas, assado, grelhado e aceita as mais diversas combinações com outros alimentos, ervas e molhos. 

Uma maneira interessante de apreciar a sua carne fresca é simplesmente grelhá-la em uma cama de toucinho defumado e ramas de alecrim montadas em uma frigideira pesada e de fundo espesso. Coloque as parcelas de atum aparadas em fatias de 1,5 cm nesta cama, distribua algumas gotas de azeite de oliva sobre as mesmas, pulverize-as com grãos de sal e leve ao fogo bem alto na panela destampada por não mais de três minutos. 

O atum está prontinho para ser apreciado sobre fatias de pão fresco levemente torradas, forradas com as lâminas de toucinho defumado, gotinhas de limão, alecrim e uma taça de Sauvignon Blanc do Novo Mundo. Bon appétit!

Compartilhar: