Bacalhau e batatas ao forno

Bacalhau e batatas ao forno

Um peixe fascinante e sedutor que ocupa um lugar de destaque em todas as cozinhas ao redor do mundo. As suas maneiras de preparo são inúmeras, desde as mais sofisticadas ou simplesmente assado no forno com batatas e azeite de oliva.

O BACALHAU: Em uma panelinha leve ao fogo baixo 4 lombos de bacalhau dessalgados sem a pele e espinhas, cobertos com uma mistura de leite e água, 2 dentes de alho e 4 folhas de louro. Ao levantar fervura, retire a panelinha do fogo, mantenha o bacalhau nesta solução por alguns minutos. Escorra e reserve.

NO FORNO: Coloque os lombos de bacalhau em uma assadeira pesada, circunde-os   com   batatas previamente cozidas com a casca, divididas ao meio e, com a superfície cortada virada para baixo para dourar. Regue com azeite de oliva. Pulverize discretamente com sal. Leve ao forno aquecido a 200 graus até ficarem bem dourados.  Finalizamos um peixe crocante por fora e textura delicada no interior que, se desfaz naturalmente em atraentes e convidativas lâminas.

COMO APRECIAR: Divida os lombos de bacalhau em 4 pratos individuais. Distribua um toque de azeite de oliva sobre eles enquanto ainda bem quentes e complemente com as batatas. Pulverize com cebolinha verdes. Um vinho branco seco de origem portuguesa ou espanhola, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!

Compartilhar: