Bacalhau e pimenta americana

Bacalhau e pimenta americana

Um molho enriquecido com o aroma e o sabor levemente adocicado da pimenta americana, contrastando com o apimentado da pimenta vermelha e das ervas aromáticas, é um complemento ideal para um lombo de bacalhau grelhado ou assado.

O MOLHO: Em uma frigideira, doure, ligeiramente, em 4 colheres de sopa de azeite de oliva: 6 dentes de alho em rodelas finas, 1  cebola picadinha, 1 pimenta americana em tiras, 12 azeitonas pretas sem o caroço e fatiadas, 1 colher de sopa de alcaparras dessalgadas, 2 tomates rasteiros sem a pele e as sementes picados, folhas de louro, ramos de alecrim e 1 pimenta dedo de moça picadinha.

O BACALHAU: Em uma panelinha, coloque 4 lombos de bacalhau dessalgados sem a pele e sem espinhas. Adicione uma mistura de água e leite o suficiente para cobrir os lombos, 1 colher de sopa de manteiga, 2 dentes de alho, 4 folhas de louro e leve ao fogo baixo. Quando ameaçar levantar fervura, retire a panelinha do fogo. Cubra com uma tampa e deixe o bacalhau repousar nesta solução por alguns minutos. Escorra, seque e, a seguir, doure os lombos em azeite de oliva em uma frigideira ou no forno.

COMO APRECIAR: Divida os lombos de bacalhau em 4 pratos individuais. Distribua o molho, enquanto ainda bem quente sobre eles. Complemente com batatinhas cozidas e douradas em manteiga e azeite de oliva. Pulverize com salsinha e cebolinha verdes. Um vinho branco seco de origem portuguesa ou espanhola, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!

Compartilhar: