Bacalhau: a estrela da Quaresma

Bacalhau: a estrela da Quaresma

 

Ele se transforma em uma iguaria quando o molho é picante, apimentado, perfumado, aromático e saboroso. O bacalhau é a estrela que brilha em nossas mesas nos dias e nas noites da quaresma. Azeite de oliva, alho, azeitonas, alcaparras, tomates, filés de anchovas, orégano, pimenta, bacalhau e salsinha fresca. Aprecie com creme de espinafre.

O MOLHO:- 4 colheres de sopa de azeite de oliva- 6 dentes de alho em rodelas finas- 10 azeitonas pretas, sem o caroço e fatiadas- 1 colher de sopa de alcaparras- 4 tomates rasteiros sem a pele e as sementes picados- 4 filés de anchovas em conserva- 1 colher de chá de orégano desidratado- ½ colher de chá de pimenta vermelha ardida e seca.

Doure levemente o alho no azeite, adicione as azeitonas, as alcaparras e deixe fritar por um minuto. A seguir, acrescente os tomates, mexendo sempre com uma espátula, e adicione as anchovas, o orégano e a pimenta. Mantenha no fogo por mais três minutos. Reserve.

O BACALHAU:- 1 quilo de postas ou lascas de bacalhau dessalgado, sem a pele e as espinhas- ½ litro de creme de leite.

Leve o bacalhau ao fogo em uma panela com o creme de leite. Deixe levantar fervura e cozinhe em fogo alto por oito minutos. Transfira o bacalhau para uma vasilha refratária juntamente com o creme e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus até dourar por cima. Escorra o bacalhau e reserve.

O ESPINAFRE:Coloque 600 gramas de folhas de espinafre sem as ramas em uma panela e leve ao fogo a seco até desidratar, com cuidado para não queimar; esprema com as mãos para retirar o excesso de água. Em uma panela, em fogo alto, incorpore o creme de leite em que o bacalhau foi cozido ao espinafre até formar um purê, finalize com um toque de noz moscada. Reserve.

COMO APRECIAR:Distribua o molho sobre o bacalhau e sirva bem quente com o purê de espinafre. Bon appétit!

Compartilhar: