Bacalhau, manga e pimenta verde

Bacalhau, manga e pimenta verde

Um peixe fascinante e sedutor que nos traz lembranças da infância desde a época que em saíamos do grupo escolar e não resistíamos à tentação de passar em frente ao armazém da esquina e beliscarmos aquele peixe esquisito e seco dependurado na porta por uma cordinha presa pelo rabo e sairmos sorrateiramente como se nada tivesse acontecido. Até hoje não sei dizer se era o gosto salgadinho que permanecia na boca ou o prazer de beliscar o bacalhau o que mais nos encantava. A versatilidade do bacalhau é surpreendente e se reunirmos todas as receitas deste peixe que circulam ao redor do mundo, elas facilmente superam de longe a soma de todas aquelas de outros peixes que habitam os mares e rios.

Bacalhau, manga, pimenta do reino verde e bastonetes de gengibre fresco, mergulhados em um molho perfumado de maracujá, enriquecem este peixe de águas frias e geladas do Mar do Norte.

Depois de dessalgado, remova as espinhas do lombo do bacalhau, mantenha a pele intacta e corte em partes. Coloque-as em uma panela, cubra com água e leve ao fogo brando. Nem de longe deixe esboçar fervura. Escorra as partes, coloque-as em uma travessa forrada com azeite de oliva com a pele voltada para baixo. Prepare uma calda com maracujás frescos e reserve; corte uma manga em tronquinhos e gengibre fresco em bastonetes. Passe os lombos de bacalhau por uma frigideira antiaderente com a pele virada para baixo até dourar. Em um prato distribua os tronquinhos da manga, coloque o peixe por cima, circunde com o molho de maracujá, os bastonetes de gengibre e as pimentas verdes. Aprecie com uma taça de Gewürz-traminer. Bon appétit!

Dr. João Roberto
Food & Wine Styling and Photography
[email protected]

Compartilhar: