BAROLO

BAROLO

Situada na região Nordeste da Itália, na fronteira com a Suíça e a França — países de onde recebeu forte influência culinária —, e vizinha das regiões do Valle d’Aosta, Ligúria e Lombardia, a região do Piemonte possui o maior número de áreas de Denominação de Origem Controlada (DOC) e de Denominação de Origem Controlada “Garantita” (DOCG) da Itália, com um total de 52 regiões. Estes locais recebem tais denominações quando seus vinhos seguem normas e padrões estabelecidos pelo governo e são um guia para nos orientar quanto à escolha dos vinhos de uma determinada região. Mas a qualidade real está vinculada ao nome de seus produtores. 

A uva Nebiollo é a variedade mais típica entre todas as outras nativas da Itália. Seu nome deriva das colinas carregadas de neblina desta região, “nebbie”. A Nebiollo, com sua altíssima concentração de taninos nas cascas e nas sementes e, igualmente alta acidez, é a única variedade permitida na produção do vinho tinto mais famoso da Itália, o Barolo. Sua vinificação deve ser extremamente cuidadosa e os vinhos elaborados com tal variedade necessitam de um longo período de maturação em barricas de carvalho e após o engarrafamento, antes de serem apreciados. 

A denominação DOCG atribuída aos vinhos elaborados na região de Barolo, ao lado do nome de seu produtor, é uma garantia de que no interior de nossas taças encontraremos e, posteriormente, apreciar um vinho que se apresenta a nós com um vermelho escuro intenso, aparência espessa, alto nível de taninos sedosos harmonizados com uma agradabilíssima e bem-vinda acidez, carregando um intenso bouquet, aromas e sabores persistentes de frutas vermelhas maduras, uma característica única e típica da galeria dos grandes vinhos, na qual o Barolo se posiciona com facilidade.

Aves, carnes, massas e risotos preparados com seus vinhos, polenta, cogumelos de vários tipos, as famosas trufas — um tipo de cogumelo que se desenvolve nas raízes do carvalho —, queijos, frutas silvestres e doces regionais fazem parte da culinária piemontesa e são enriquecidos com a presença de um belo Barolo, que compartilha a fama da variedade tinta Nebiollo com o Barbaresco, o Gattinara e o Ghemme. Um bom final de semana para todos nós. 

Dr. João Roberto
Food & Wine Styling and Photography
[email protected]

Compartilhar: