Basílico Foglia di Lattuga

Basílico Foglia di Lattuga

O Basílico folha de Alface é uma erva intensamente aromática, de origem napolitana, conhecida no mundo da culinária com o nome de Basílico Foglia di Lattuga. A planta original alcança uma altura de até 60 centímetros, de onde saem várias folhas rugosas, sendo que as maiores medem, em média, 10 centímetros de comprimento por 12 centímetros de largura e, facilmente, preenchem a palma de uma mão adulta.

O Basílico Foglia di Lattuga tem os mesmos usos em nossas cozinhas do basílico genovês e o toscano, mas, a nossa preferência é a sua utilização na finalização dos pratos ou como acompanhamento em saladas, principalmente na tradicional Salada Caprese, com o tomate caqui, mozzarella di buffala e azeite de oliva. Na finalização de bruschettas, de pizzas, de pastas e de risotos, traz um aroma marcante e intenso.

A sua reprodução se faz através das sementes, que têm uma germinação prolongada e, quando germinadas, a planta tem um lentíssimo desenvolvimento até atingir a idade adulta. Uma cultura delicada, mas altamente gratificante. A nossa sugestão é apreciar o Basílico Foglia di Lattuga com tomate caqui, mozzarella di buffala e azeite de oliva. Bon appétit!

Compartilhar: