A BATATA INGLESA

A BATATA INGLESA

Ela está presente no repertório das nossas canções infantis com o nome de batatinha, apelido que leva quando é preparada redondinha e pequena, e, quando cresce, leva o pomposo nome de batata inglesa. Originária dos Andes — com destaque para o Peru, que cultiva várias subespécies —, sua história remonta a mais de 7.000 anos. 
A batata inglesa é o alimento que ocupa a quarta posição entre os mais consumidos em todas as regiões do mundo. O ingrediente (Solanum tuberosa) é um tubérculo rico em carboidratos e proteínas, preparado e apreciado em incontáveis receitas. Uma delas é a batata ao murro, apresentada em parceria com o bacalhau na cozinha regional portuguesa. 
Escolha seis batatas de tamanho médio, sem sinais aparentes de brotos ou coloração esverdeada. Lave-as cuidadosamente, picote toda a superfície com a pontinha de uma faca e leve ao forno de micro-ondas por 10 minutos. Imediatamente, doure as batatas em uma frigideira pesada de fundo espesso — de preferência, de ferro — besuntada com óleo de sementes de girassol e algumas folhas de louro até que fiquem com a casca ligeiramente queimada em, pelo menos, dois de seus lados opostos. Retire as batatas da frigideira, coloque em uma superfície firme e comprima com a palma da mão até ficarem ligeiramente esmagadas. Regue com azeite de oliva e sal não muito fino. Assim as batatas estão prontas para serem apreciadas, preparadas da maneira mais simples possível. Postas de bacalhau grelhadas com cebolas e uma taça de vinho da região vinho Verde, de Portugal, são excelentes acompanhamentos para a nossa batata ao murro. Bon appétit! 

Compartilhar: