Bisque de lagosta

Bisque de lagosta

Uma entrada clássica da culinária francesa que pode ser apreciada quente ou fria, elaborada com o caldo do cozimento da lagosta. 

A LAGOSTA: Coloque três lagostas grandes sem a casca em uma panela com água o suficiente para ficarem cobertas, adicione duas colheres de sopa de vinagre de maçã. Leve ao fogo baixo até começar a borbulhar. Retire as lagostas, divida cada uma delas ao meio e cada metade em três pedaços, depois reserve juntamente com o caldo do cozimento.

O PREPARO: Adicione duas colheres de sopa de azeite de oliva em uma panelinha, ½ xícara (cada) de cebola, salsão, funcho e alho poró picadinhos, três dentes de alho, uma colher de sobremesa (cada) de gengibre fresco, pimenta vermelha e tomilho picadinhos, açúcar e duas colheres de sopa de vinagre de maçã. Refogue até dourar levemente. Adicione, a seguir, quatro colheres de sopa de passata de tomates e duas xícaras de chá do caldo da lagosta peneirado. Cozinhe em fogo baixo por cerca de dez minutos. Adicione ½ xícara de chá de creme de leite fresco, deixe levantar fervura e retire a panela do fogo. Coloque em um processador ou liquidificador e processe até obter uma pasta leve e homogênea. Corrija o sal.

APRECIANDO: Divida a Bisque em seis pratos fundos juntamente com a lagosta. Sirva com fatias de pão tostadas. Um Chardonnay, apreciado com moderação, seria uma ótima opção. Bon appétit!

Compartilhar: