Bok Choi

Bok Choi

Uma hortaliça que tem uma presença marcante na culinária do sudeste da Ásia, o Bok Choi, conhecido também como Pak Choi, tem uma semelhança com o salsão na sua aparência externa e no seu desenvolvimento no solo. O Bok Choi é uma hortaliça considerada “2 em 1”, devido à aparência externa e à textura de suas folhas, delicada e verdes, e seu talo, firme, globoso e branco. O cozimento requer cuidados especiais, para que seja mantido o frescor das folhas e a textura crocante.

Como escolher
O bulbo deve ser de um branco brilhante, sem manchas, textura firme e não maior do que a palma de uma mão fechada em forma de taça, folhas verdes, sem manchas e firmes ao tato. Ele pode ser mantido no refrigerador em embalagem de papel e plástico por até 5 dias.

O cozimento
Para preservar a textura e o sabor das folhas e dos talos, o cozimento deve durar de 10 a 15 minutos para o talo e de 3 a 5 minutos para as folhas. Assim procedendo, os talos ficam macios e, ao mesmo tempo, crocantes e as folhas preservam a cor e a textura.

Apreciando o Bok Choi
Uma hortaliça universal que não conhece restrições quanto ao seu preparo e as combinações com outros elementos da cozinha, iniciando por uma salada, quando deve ser preparado da maneira descrita acima e, a seguir, mergulhado em água gelada, como acompanhamento de risotos, sopas, pastas, carnes, peixes e aves.

Sugestão simples de preparo do Bok Choi à moda da cozinha do vietnã

Refogue em óleo vegetal, em uma frigideira funda ou wok, tirinhas de peito de frango ou lombo de porco até ligeiramente douradas. Adicione, a seguir, umas gotas de óleo de sementes de gergelim, gengibre ralado, pimenta vermelha picadinha, algumas colheres de sopa de molho de soja light. Quando o molho tiver reduzido pela metade e começar a caramelizar, adicione água e os talos de bok choi aparados em bastonetes ao longo do comprimento. Decorridos 10 minutos, adicione as folhas, aparadas em lâminas e cozinhe por mais 5 minutos, adicionando pequenas quantidades de água, se necessário, e finalizando com uma generosa quantidade de caldo.  Antes de encerrar, dissolva uma colher de chá de amido de milho em água e adicione ao molho. Aprecie, sem moderação, com arroz branco. Bon appétit!

Compartilhar: