Brioche Entrelaçado

Brioche Entrelaçado

Esta massa leve passa por três estágios de fermentação, iniciando com a elaboração do levedo a base de fermento biológico. Em um segundo estágio, o levedo é adicionado à farinha de trigo enriquecida com leite, ovos e manteiga. No terceiro e último estágio, a massa é modelada e assada. O brioche, depois de passar pelos três estágios de fermentação, tem inúmeras aplicações na nossa cozinha. A nossa escolha para hoje é o brioche entrelaçado.

O LEVEDO

250 ml de leite morno
60 gramas de fermento biológico fresco (4 tabletes)
15 gramas de açúcar
15 gramas de farinha de trigo
Em um recipiente, misture todos os ingredientes. Deixe descansar até dobrar de volume.

A MASSA BÁSICA PARA 4 BRIOCHES

1 quilo de farinha de trigo
150 gramas de açúcar refinado
150 ml de um chá bem forte de canela e erva doce
150 gramas de manteiga amolecida
15 ml de óleo vegetal
15 ml de mel de abelhas
3 ovos frescos ligeiramente batidos
1 colher de chá de sal

Em uma bacia, misture 2/3 da farinha de trigo, o açúcar e o sal. Faça uma cova no centro e acrescente o chá frio, os ovos, a manteiga, o óleo, o mel e, finalmente, o levedo. Com as mãos, amasse vigorosamente e adicione farinha de trigo, até obter uma massa lisa e macia ao toque das mãos. Sove bastante até o ponto de modelar. 

MODELANDO E ASSANDO

Divida esta massa em 4 partes iguais. Divida cada uma delas em três cordões e trance como uma rosca. Coloque em assadeiras com espaço suficiente para crescer e antes de levar ao forno, aquecido a 200 graus, pincele com uma mistura de 1 ovo batido com 2 colheres de sobremesa de café forte. Pulverize com açúcar cristal grosso. Bon appétit!

Compartilhar: