Cabernet Franc

Cabernet Franc


Cultivada na região francesa de Bordeaux, ao lado da Cabernet Sauvignon e da Merlot, a Cabernet Franc é uma variedade de uva tinta que participa da composição da maioria dos vinhos de qualidade elaborados nesta famosa região, com uma pequena proporção de 10 a 15%, colaborando com a sua acidez natural, com os aromas florais e de ervas aromáticas frescas, uma de suas mais cobiçadas características. Coloração vermelha intensa, aromas e sabores de ameixas pretas, frutas vermelhas frescas, mineralidade, taninos leves e suaves, além do final ligeiramente picante e ocasionalmente apimentado, estão presentes nos vinhos em que a Cabernet Franc é utilizada solo ou em menor intensidade, quando é associada à Merlot.
No Brasil, o cultivo desta variedade ocorreu no início dos anos de 1900, quando foi trazida da França para o Rio Grande do Sul, antecedendo a Cabernet Sauvignon e a Merlot, e foi a responsável pela produção dos primeiros vinhos brasileiros de qualidade. No Rio Grande do Sul, atualmente, esta variedade produz alguns dos melhores vinhos tintos do Brasil, mas infelizmente não tem a atenção e a divulgação que merecem. 
Na França, as regiões de Chinon e Bourgueil, no Vale do Loire, produzem excelentes vinhos elaborados com uma concentração de 100% Cabernet Franc para serem consumidos enquanto ainda jovens e, na região de Saint Émilion, em Bordeaux, em uma assemblage com a Merlot, são produzidos os mais disputados e premiados vinhos de toda a França, que, depois de engarrafados e corretamente conservados, atingem facilmente de três a quatro décadas de existência. 
A estruturação dos bons vinhos elaborados com a Cabernet Franc, sobretudo pela quantidade e pela qualidade de taninos e da acidez balanceada, são um convite para os apreciarmos com carnes grelhadas, uma perna de cordeiro ou um cabrito assado, ou ainda, enquanto jovens, com uma salada de folhas verdes tenras, alguns tomates bem maduros, azeite de oliva, vinagre de vinho, um toque de pimenta do reino moída fresca e generosas lascas de queijo de cabra maturado. Bon appétit!

Compartilhar: