Camarão à provençal

Camarão à provençal

O preparo do camarão deve ser o mais simples possível para que seu aroma e sabor não sejam mascarados por excesso de molhos e de condimentos, mas realçados por eles. Escolha-os cuidadosamente, levando em consideração a cor de sua carapaça, que deve ser brilhante, firme ao toque, aderente à carne e, acima de tudo, não exalar cheiros estranhos que questionem o seu frescor. Prepare-os integralmente, com casca e cabeça, parcialmente ou totalmente descascados.

MANTEIGA DE ERVAS À PROVENÇAL: Em uma tigela, coloque 1 xícara de chá bem cheia de salsinha fresca picadinha fina. Adicione uma colher de sopa de tomilho fresco picadinho, dentes de 1 cabeça de alho de tamanho médio passados por um espremedor. Adicione 1 colher de chá bem cheia de sal. Misture muito bem com um garfo. Deixe esta mistura “chorar” por cerca de 30 minutos, mexendo ocasionalmente. A seguir, adicione e incorpore, até obter uma pasta homogênea, 200 grs. de manteiga sem sal à temperatura ambiente. Reserve.

O PREPARO: Coloque os camarões em uma frigideira fria com uma mistura em partes iguais de manteiga e de azeite de oliva ou somente manteiga clarificada. Leve ao fogo até ficarem tostados em ambos os lados. Retire da frigideira e reserve em pratos individuas. Nesta mesma frigideira, toste ligeiramente a manteiga de ervas e distribua sobre os camarões. Complemente com algumas batatas pré-cozidas e tomates picadinhos tostados na manteiga de ervas e sirva como acompanhamento aos camarões. Um vinho branco ou rosé seco, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit! 

Compartilhar: