Caponata

Caponata

Uma composição de vegetais, uvas passa, pinholes que remonta à tradicional cozinha da Sicília para ser apreciada somente no dia seguinte, fria ou aquecida, acompanhada de uma pasta, carnes, aves, peixes crustáceos ou, melhor ainda, sobre as fatias de um pão recobertas de queijo ralado ou em lascas e levadas ao forno até o queijo borbulhar.

DESCRIÇÃO DOS INGREDIENTES
3 xícaras de chá cheias de berinjela com a casca, mais 3 de abobrinha italiana cortadas em cubos; 1 cebola e 3 tomates rasteiros sem as sementes, todos picadinhos. Um punhado generoso de uvas passas hidratadas em água morna; 3 colheres de sopa de azeite de oliva, mais 3 colheres de sopa de vinagre de vinho. 1 colher de sopa bem cheia de açúcar demerara; 1 pimenta dedo de moça picadinha.

FINALIZANDO
Coloque todos os ingredientes bem apertadinhos em uma assadeira alta e pesada. Leve ao forno bem quente, mexendo e misturando a cada 10 minutos até caramelizar. Retire a assadeira do forno, coloque a Caponata em uma vasilha, pulverize generosamente com folhas de orégano, tampe imediatamente, enquanto ainda bem quente, e conserve em temperatura ambiente para intensificar o aroma e os sabores. Distribua os pinholes sobre o vegetais. A Caponata está prontinha para ser apreciada com o complemento de sua escolha. Um vinho rosé seco, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!
 

Compartilhar: