Carignan/Carignane

Carignan/Carignane

O cultivo desta variedade tinta de Vitis vinífera teria a sua origem no sul da França, na região do Languedoc Roussillon, e na Espanha. O relativamente fácil cultivo, seguido de abundante colheita, popularizou esta variedade ao redor do mundo na produção de vinhos simples e, sem muitas pretensões de serem colocados entre os melhores vinhos do mundo, para serem apreciados sem maiores preocupações com a atual febre de harmonizações com outros tipos de alimentos.

O que logo de inicio chama a atenção quando escolhemos e apreciamos um vinho elaborado com esta variedade é a constante presença de uma intensa cor vermelha escura e, ao mesmo tempo, brilhante, aromas voláteis e constantes de frutas vermelhas como cerejas, amoras, framboesas e mirtilos e uma quase total ausência de cítricos, apesar de uma relativa alta acidez e um levemente amargo presente em algumas ocasiões em que tivemos a oportunidade de apreciar um Carignan/Carignane, também batizado e conhecido na Espanha com o nome de Mazuelo.

No sul da Itália, na região da Sicília, e no Chile, na região de Maule, o cultivo desta variedade tem sido levado muito a sério e recompensado o esforço de seus produtores com alguns vinhos de excelente qualidade que merecem um lugar de destaque entre os apreciadores de vinhos relativamente simples, despretensiosos, mas agradáveis aos paladares mais exigentes.

O sucesso com a preservação de vinhas de mais de 70 anos da Carignane na região de Maule, no Chile, levou um significativo número de seus produtores a estabelecerem normas rígidas para o seu cultivo, colheita, vinificação e posterior maturação sob o rigoroso controle de uma associação que engloba um significativo número de associados, denominada de VIGNO - Vignadores de Carignane. Os tradicionais e variados tipos, aromas e sabores de pintxos e os tapas espanhóis e as pizzas sicilianas se enriquecem quando ao seu lado apreciamos um copo da Carignan/Carignane/Mazuelo. Um bom final de semana para todos nós.

Compartilhar: