Chardonnay

Chardonnay

Esta é a variedade de uva branca mais cultivada e popular entre os mais exigentes apreciadores de vinhos. Os aromas e os sabores dos vinhos elaborados com a Chardonnay têm características bem definidas, relacionadas às diferentes regiões geográficas onde é cultivada e à origem dos seus clones. Famosa pelos vinhos brancos da região francesa da Bourgogne e Champagne, esta variedade de uva é difícil de ser cultivada, extremamente sensível às variações climáticas anuais. 

Os bons vinhos elaborados com a Chardonnay são relativamente raros, e o resultado final depende da expertise de seus produtores que se inicia com a escolha da área para o plantio das uvas, a seleção do clone adequado ao clima e ao terroir da região, tempo exato da colheita e da vinificação, que pode ser simples e extremamente complexa. A maneira mais simples de se vinificar a Chardonnay é colher as uvas no ponto ideal de amadurecimento, macerar, fermentar, deixar um curto período em barricas de aço e engarrafar. 

A Chardonnay é muito mais exigente quando se trata de obter vinhos de altíssima qualidade. A fermentação por um curto período, que não deve se estender além de seis meses em barricas de carvalho novo, impregna o vinho com um leve toque defumado de baunilha, com nuances leves de cravo e de canela. Quando a complexa fermentação maloláctica é criteriosamente utilizada, a Chardonnay, muitas vezes criticada por vinhos com alta acidez, adquire uma agradável e incomparável textura amanteigada. 

Os vinhos elaborados com a Chardonnay na região de Chablis são os mais famosos e cobiçados pela sua complexidade, agradável e natural acidez, pela mineralidade e pela ausência de carvalho na sua quase total maioria. Bons e acessíveis vinhos elaborados com a Chardonnay são produzidos no Sul do Brasil e merecem a nossa atenção. Que tal alguns camarões grelhados com ervas aromáticas tomates, cebolas e batatas para acompanhar uma taça de Chardonnay? Bon appétit!

Compartilhar: