CHENIN BLANC

CHENIN BLANC


Aromas de flores silvestres e especiarias se abrem em sabores igualmente intensos e enchem a boca logo ao primeiro contato com nossas papilas gustativas e sensitivas, presença mineral que harmoniza logo de início com uma desejável e equilibrada acidez natural. Esta descrição ressalta as qualidades dos vinhos brancos elaborados com a Chenin Blanc.

Nativa do Vale do Loire, a Chenin Blanc produz desde vinhos intensamente secos até excelentes vinhos de sobremesa nesta bela região da França, famosa por sua culinária e seus imponentes e belos castelos construídos, em sua maioria, para abrigar a dinastia francesa. Apesar de ser uma variedade prolífera, a Chenin Blanc sofre acentuada diminuição em sua produção nos anos em que temperaturas muito baixas ocorrem no Vale do Loire, onde as regiões de Vouvray e Savennières, nas mãos de seus pequenos produtores, fazem alguns dos melhores vinhos do Velho Mundo. 

Uma característica típica dos vinhos destas duas regiões é o seu intrigante aroma de capim molhado, ou melhor, de palha seca, uma herança interessante transmitida ao longo dos séculos pelo solo constituído à base de xisto. Aos vinhos destas regiões podemos aplicar com muita propriedade o termo “mineral”, utilizado atualmente com uma excessiva e questionável liberalidade, quando se trata, sim, da presença de diferentes níveis de acidez em vinhos brancos. 

Os raros e excelentes vinhos de sobremesa elaborados com a Chenin Blanc no Vale do Loire recebem a denominação de Coteaux du Layon e Coteaux de Chaume. Sua principal característica é a intensa presença de aromas florais, sabores cítricos, tropicais e mel que, ao lado dos espumantes Crémant de Loire, fazem um excelente acompanhamento para uma torta de amêndoas e peras. 

Durante muitos anos, a África do Sul produziu vinhos elaborados com a Chenin Blanc em grande quantidade para uso local, mas, atualmente, vários produtores se conscientizaram dos valores desta variedade e investiram na produção de vinhos de alta qualidade com um excelente resultado. 

No estado da Califórnia encontramos bons vinhos elaborados com a Chenin Blanc, que vem sendo cultivada com igual sucesso no Vale do São Francisco. Sua produção merece ser seguida de perto também na região do Sul do Brasil, onde a Chenin Blanc já ocupa um lugar de destaque entre outras variedades brancas cultivadas com a finalidade de elaborar vinhos de alta qualidade. 

Como estamos sempre destacando aqui, a qualidade dos vinhos elaborados pelos produtores brasileiros ocupa um lugar de destaque quando comparada com os melhores produtores de vinhos do Novo Mundo e com muitos outros do Velho Mundo, que circulam generosamente entre nós. Por esta razão, e muitas outras, não há por que discriminá-los. 

Compartilhar: