Chutney de manga

Chutney de manga

Uma mistura de frutas, enquanto ainda verdes ou maduras, vinagre, açúcar e especiarias, cozidas lentamente em fogo brando, o chutney é um condimento de origem indiana, conhecido como chatni, um “condimento pungente e ao mesmo tempo de sabor picante e adocicado”. Na minha cozinha, de maneira original e diferenciada, utilizamos a manga Palmer madura e de consistência bem firme, curry em pó e pasta de tamarindo. 

Ingredientes:

2 quilos de polpa de manga madura aparada em cubos
3 xícaras de chá de vinagre de maçã
3 xícaras de chá de açúcar mascavo
2 xícaras de chá de uvas passas sem as sementes
3 xícaras de chá de pasta de tamarindo
2 cebolas grandes em rodelas
8 dentes de alho
1 pedaço generoso de gengibre fresco em lâminas finas
2 pimentas dedo de moça sem as sementes
2 pimentas dedo de moça sem as sementes
6 folhas de louro frescas
1 colher de chá de sal

Preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma panela pesada e de fundo espesso. Leve ao fogo brando para um cozimento que deve durar cerca de três horas, quando haverá na panela uma pasta espessa e escura. Retire as folhas de louro passe a pasta, de preferência, por um passador de frutas, ou utilize um processador. Leve esta pasta novamente ao fogo brando até levantar fervura. Embale em vidros esterilizados, tampe e conserve em geladeira.

Na sua cozinha: 

Frutas como maçãs, peras, pêssegos e abacaxi podem ser utilizadas na confecção do chutney, guardando a mesma proporção dos ingredientes listados. Fica delicioso com frango frito, pato e camarão ao curry.
Bon appétit!

Compartilhar: