Codorniz, chorizo e páprica

Codorniz, chorizo e páprica


Uma ave de carne delicada e saborosa, a codorniz é versátil em sua preparação, aceitando com facilidade combinações com as frutas vermelhas como, por exemplo, o mirtilo, cogumelos, chocolate com amêndoas, curry, manteiga e azeite de ervas aromáticas à moda provençal. Uma inspiração vinda da tradição da culinária espanhola nos leva a preparar uma codorniz com chorizo, batatas e páprica picante. O contraste da carne de textura macia e delicada da codorniz com o chorizo e a páprica picante intermediadas com as batatas nos transporta a um universo diferente dos sabores, contrastes e das texturas a que estamos acostumados.

A codorniz: coloque quatro codornizes em um vasilhame refratário, besunte-as com uma mistura de manteiga e azeite de oliva e leve-as ao forno pré-aquecido a 200 graus. Quando levemente douradas, besunte-as  com o auxilio de um pincel com três colheres de sopa da mesma mistura de manteiga e azeite adicionada de sal e uma colherzinha de café de páprica picante. Mantenha as codornizes no forno besuntadas com a páprica por não mais do que cinco minutos.

O chorizo: o espanhol ou o português são preparados com carne suína, páprica e, posteriormente, curados e defumados. Para acompanhar as nossas codornizes vamos mergulhá-los em água fervente por cerca de cinco minutos antes de utilizá-los.

A páprica: condimento preparado com pimentas doces ou picantes que, depois de secas, geralmente ao sol, são pulverizadas. A quantidade a ser utilizada no preparo de pratos picantes depende muito do gosto e da tolerância individual de cada pessoa.

As batatas: pequenas, cozidas e preparadas em rodelas, são intermediárias da textura da carne da codorniz, do chorizo e do picante da páprica.

Como apreciar: rodeie as codornizes com 12 rodelas de chorizo e 12 rodelas das batatas. Regue com azeite de oliva e pulverize com um toque de páprica picante. Leve tudo ao forno até ficarem bem quentes. Acompanhe com fatias de pão e uma taça de vinho tinto Tempranillo. Bon appétit!

Dr. João Roberto
Food & Wine Styling and Photography
[email protected]

Compartilhar: