Coelho, cerveja stout, chocolate amargo e amêndoas

Coelho, cerveja stout, chocolate amargo e amêndoas

Aparentemente uma combinação complexa, mas, ao mesmo tempo, simples, que nos surpreende com os aromas e os sabores que se desenvolvem durante o preparo e se enriquecem quando apreciamos com uma cerveja tipo stout.
O coelho: carne delicada, que absorve com facilidade e rapidez os aromas e os sabores dos ingredientes utilizados durante a preparação.

A cerveja stout: cerveja escura, que adquire a cor da tosta do malte, desenvolvendo, concomitantemente, o característico aroma e sabor de café e chocolate amargo, que pode ser mais ou menos acentuado com a adição de puro cacau. A presença do amargo é um requisito imprescindível quando apreciamos uma stout na temperatura correta, amargo este equilibrado com a presença de um discretíssimo açúcar residual derivado do malte.

O coelho na cozinha: doure algumas fatias de bacon, cogumelos de Paris e dentes de alho em uma panela pesada de fundo espesso e reserve. Besunte as partes nobres de 1 coelho com manteiga e azeite de oliva, coloque-as na panela até adquirirem uma cor dourada e reserve.  Nesta mesma panela, acrescente 600 ml de cerveja stout, 6 folhas de louro, 6 ramos de tomilho, 2 colheres de sopa de melado de cana e 1 xicara de café de vinagre de maçã. Deixe levantar fervura, acrescente as partes do coelho e cozinhe em fogo baixo até ficarem bem macias.

Finalizando: retire as partes do coelho da panela, acrescente ao molho residual 1/4 de um tablete de chocolate meio amargo e corrija o sal. Devolva e aqueça durante cinco minutos.

Apreciando: divida as partes do coelho em quatro pratos, regue com o molho, distribua  as fatias de bacon, os cogumelos, os dentes de alho e pulverize levemente com amêndoas raladas grosseiramente no processador. Complemente com uma cerveja stout, para ser apreciada com moderação. Bon appétit!

Compartilhar: