
Compota de tomates verdes e especiarias
Em uma panela, de preferência de aço inox, prepare uma calda em ponto de fio forte com 2 xícaras de chá de açúcar cristal, 3 anis estrelados, 2 pauzinhos de canela, 6 folhas de louro, 1 colher de sopa de gengibre fresco em tirinhas, casca de 1 laranja em tirinhas finas, previamente aferventadas e resfriadas em água gelada e 2 colheres de chá de sal.
Com a calda pronta, adicione 2 xícaras de chá de cebolas picadinhas e deixe cozinhar por oito minutos. A seguir, adicione 1 xícara de chá (cada) de açúcar mascavo, 4 de tomates italianos verdes, sem as sementes e picados em cubos, e 1 de suco de laranja. Complemente com 1 colher de chá (cada) de cúrcuma em pó, grãos de mostarda, sementes de anis, 1 pimenta dedo de moça picadinha e 4 colheres de sopa de vinagre de maçã.
Mantenha a panela em fogo baixo, mexendo atentamente, até que a mistura adquira a consistência de uma compota. Pingue água se necessário durante o cozimento. Finalize com 3 colheres de sopa de mel de flor de laranjeira.
Transfira a compota, enquanto ainda bem quente, para containers esterilizados e mantenha no refrigerador. Bon appétit!
Por definição, tomates verdes são aqueles colhidos bem antes de amadurecerem, apresentando diferentes tons de verde e discretamente alaranjados.