Concassée de tomates, azeitonas e pizza de quiabo

Concassée de tomates, azeitonas e pizza de quiabo

Versátil e simples, o concassée de tomates, quando em nossas cozinhas, enriquece e complementa carnes, aves, peixes, sanduiches, hambúrgueres, os mais diversos tipos de massas, tortas e assim por diante. Como uma sugestão, vamos preparar uma pizza de quiabo com o concassée de tomates, linguiça portuguesa e azeitonas Kalamata ou Azapa.

O CONCASSÉE: Em uma frigideira, coloque 2 colheres de sopa de azeite de oliva; 2 xícaras de chá de tomates rasteiros maduros, sem as sementes e picadinhos; 1/2 xícara de chá de cebola picadinhas; 2 colheres de chá de açúcar; 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco; 2 colheres de chá (cada) de gengibre fresco ralado, pimentas vermelhas e orégano seco; 2 colheres de sopa de azeitonas Kalamata ou Azapa descaroçadas e picadas; 1 colher de sopa de alcaparras. Leve a frigideira ao fogo com os tomates e as cebolas e deixe fritar até ficarem bem sequinhos. A seguir, incorpore os ingredientes restantes. Retire a frigideira do fogo e reserve o concassée até o momento de utilizar.

A PIZZA DE QUIABO: Distribua o concassée de tomates e azeitonas sobre uma massa de pizza pré-assada, mais lâminas de linguiça portuguesa e leve ao forno aquecido a 200ºC por cerca de 15 minutos. Nesse intervalo de tempo, selecione quiabos frescos, firmes, verdinhos de cerca de seis a oito centímetros. Coloque-os em uma travessa e leve ao micro-ondas verificando sempre, tocando com os dedos até ficarem ligeiramente macios ao toque com os dedos. Distribua os quiabos, harmoniosamente, sobre o concassée de tomates. Retorne a pizza ao forno por cerca de 5 minutos. Finalize com queijo parmigiano ralado e sirva. Um vinho branco Riesling ou Sauvignon Blanc, apreciado com moderação, seria um ótimo complemento. Bon appétit!

Compartilhar: