Congrio, curry e prosciutto

Congrio, curry e prosciutto


Sua textura é firme, a carne é branca e o sabor é delicado. Seu habitat preferido são as águas do Oceano Pacífico Sul, onde encontramos o congrio rosa, o dourado e o negro, que não somente se diferenciam pela cor da pele, mas também por seu formato externo e pela textura da carne. A versatilidade deste peixe nobre é enorme, devido ao sabor neutro e à textura de sua carne branca, que nos convida a apreciá-lo simplesmente fritinho com uma manteiga de ervas aromáticas e rodelas de limão ou, partindo para uma combinação mais arrojada, com curry indiano e prosciutto.

Vamos preparar o congrio com curry indiano e prosciutto. Para isso, necessitamos de 1 filé de cerca de 400 gramas por convidado, uma generosa pitada de sal e de curry indiano, uma fatia de prosciutto para cada filé e óleo de semente de girassol para dourar os filés em uma frigideira de fundo espesso e antiaderente.

Besunte os filés com o óleo de girassol e doure-os levemente de ambos os lados. Coloque os filés em uma travessa que possa ser levada ao forno a 180 graus, distribua o curry e o sal sobre os mesmos, aqueça ligeiramente o óleo restante que ficou na frigideira e distribua sobre o curry que irá “fritar” e desprender seu típico e característico perfume. Leve a travessa ao forno para aquecer, coloque os filés do congrio nos pratos e circunde com o prosciutto. Aprecie com uma taça de Riesling ou Gewürztraminer. Bon appétit!

Dr. João Roberto
Food & Wine Styling and Photography
[email protected]

Compartilhar: