Cordeiro assado ao forno

Cordeiro assado ao forno

Da minha para a sua cozinha, segue uma sugestão especial para o almoço de Natal ou Ano Novo, que faz parte da tradição de nossa cozinha quando a família é reunida ao redor da mesa. Um pernil de cordeiro simplesmente assado com alho, ramos de alecrim, folhas de louro frescas, manteiga, óleo de sementes de girassol, sal, azeite de oliva e vinho branco seco. 

ETAPA 1: Escolha 1 pernil de cordeiro de cerca de 2 quilos. Retire a “glândula de cheiro” localizada na parte traseira. No lugar, insira alguns ramos de alecrim, folhas de louro, dentes de alho, manteiga e azeite de oliva. Prenda os músculos com cordonê, esfregue a superfície com sal e azeite de oliva. Coloque o pernil em um saquinho de plástico para alimentos e reserve na geladeira por 12 horas.

ETAPA 2: Forre o fundo de uma assadeira pesada com 3 colheres de sopa de óleo de sementes de girassol, 2 de manteiga e 1 xícara de chá de vinho branco seco. Retire o pernil do saquinho, coloque-o na assadeira e leve ao forno a 200 graus, virando a cada 15 minutos e besuntando com uma mistura de manteiga, sal, azeite de oliva e vinho branco. Repita o processo até ficar bem dourado de ambos os lados. Cubra com 1 folha de papel manteiga e alumínio. Reduza a temperatura do forno para 180 graus. Asse o pernil por mais 30 minutos ou até a carne soltar dos ossos. Deixe o cordeiro descansar por 20 minutos antes de ser apreciado com os complementos de sua escolha. Um vinho tinto elaborado com a uva Tannat, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!

Compartilhar: