Cordeiro, damascos e especiarias

Cordeiro, damascos e especiarias

Uma combinação simples e ao mesmo tempo exótica, rica em aromas e sabores que enriquecem a nossa cozinha. Vamos lá!

OS DAMASCOS E ESPECIARIAS: Em uma panelinha, coloque 1 xícara de chá de suco concentrado de maracujá, ½ xícara de chá de água, 12 damascos secos, 1 pauzinho de canela, 3 anis estrelados e 2 colheres de sopa de mel de abelha. Leve ao fogo baixo até levantar fervura, tampe a panela e reserve.

O CORDEIRO: Retire a “glândula de cheiro”, localizada na parte traseira de um pernil de cordeiro de cerca de 1,5 Kg.  Preencha o espaço com ramos de alecrim, tomilho, folhas de louro, manteiga e azeite de oliva. Esfregue a superfície com azeite de oliva, açúcar mascavo, sal, 2 colheres de chá (cada) de curry e cominho em pó. Prenda os músculos com cordonê, coloque o pernil em um saquinho de plástico para alimentos. Reserve na geladeira por 12 horas.

FINALIZANDO: Transfira o pernil com o líquido residual para uma assadeira pesada, regue com azeite. Leve ao forno a 230 graus. Quando a parte inferior estiver dourada, vire-a e deixe dourar. Adicione 2 xícaras de chá de água. Cubra o pernil com 1 folha de papel manteiga molhada e a assadeira com uma de papel alumínio.

Reduza a temperatura para 180 graus, pingando água quando necessário. Quando a carne se desprender dos ossos, adicione à assadeira todos os ingredientes da panelinha, regando o pernil com o molho até a sua redução pela metade. Transfira o pernil da assadeira para uma travessa aquecida, cubra levemente com uma folha de alumínio por 20 minutos. Neste intervalo de tempo, transfira o molho residual com os damascos e especiarias para uma panelinha. Incorpore os elementos com a adição cuidadosa de uma solução fraca de água com amido de milho e corrija o sal. Um Sangiovese jovem, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!

Compartilhar: