Cordeiro e mostarda

Cordeiro e mostarda


Ser pungente é uma ação que predomina no olfato em relação ao paladar, ao mesmo tempo irritante e agradável, exercida por determinados tipos de condimentos e de temperos, como aqueles preparados com as sementes da mostarda mais utilizada no Ocidente, a amarela –“Sinapsis alba” ou” Brasica hirta”.

O composto ativo presente nas sementes desta mostarda é a sinalbina que, uma vez transformada em “farinha”, libera a sua pungência em contato direto com água, vinagre ou cerveja, transformando-se na pasta disponível para consumo imediato. A mostarda já em forma de condimento não tolera altas temperaturas e perde suas características originais. Portanto, deve ser adicionada a molhos ou a assados imediatamente antes de serem apreciados.

Na minha cozinha, após várias tentativas, contornamos este problema adicionando mel de abelha puro ao tempero preparado com a mostarda para assarmos um pernil de cordeiro, com um resultado surpreendente. Experimente.

Prepare um tempero com 3 colheres de sopa de manteiga, 3 de azeite de oliva, 3 de mostarda amarela em pasta e 3 de mel puro de abelhas. Acrescente 2 colheres de sopa de alecrim fresco picadinho e sal. Misture bem e reserve.

Besunte um pernil de cordeiro de aproximadamente 3 kg com uma metade do tempero acima. Coloque-o em uma assadeira pesada e leve ao forno bem quente. Decorridos 30 minutos, vire o pernil e besunte com o restante do tempero; acrescente no fundo da assadeira batatas com a superfície cortada virada para baixo e cebolas em gomos. Asse por aproximadamente 45 minutos, quando o cordeiro deverá estar dourado e crocante por fora e rosado por dentro. Bon appétit! 

Compartilhar: