Costelinha e barriga de porco assadas com sementes de erva doce

Costelinha e barriga de porco assadas com sementes de erva doce

Uma feliz combinação de dois elementos simples e corriqueiros, facilmente colocados ao alcance das mãos, não necessitando de qualquer apresentação. Um preparo simples que requer uma cuidadosa atenção quando no forno, de modo que as partes de cima fiquem levemente tostadas e as partes voltadas para baixo, em contato com a assadeira, fiquem molhadinhas. Quando da finalização, seria como se estivéssemos degustando dois pratos em uma única apresentação. Uma polenta seria muito bem-vinda. 

ETAPA 1: Forre, generosamente, uma assadeira pesada com óleo de semente de girassol e ervas aromáticas frescas. Coloque as costelinhas aparadas em 4 partes cada no centro. Intercale com as partes da barriga de porco aparadas em cubos. Pulverize generosamente, ambos os lados, com sementes de erva doce, 2 colheres de chá de páprica doce, mais 1 de páprica picante, sal e azeite de oliva. Com as mãos, esfregue fortemente as costelinhas e os cubos da barriga. A seguir, cubra a assadeira com um filme alimentar e reserve na geladeira por 12 horas.

ETAPA 2: Exponha as costelinhas removendo o filme, pincele com uma mistura de manteiga e azeite de oliva. Adicione 1 xícara de chá de água e 4 colheres de sopa de vinagre de vinho. Leve ao forno, pincelando de quando em quando com o molho que se forma, adicionando água de quando em quando nas bordas da assadeira. Um vinho tinto elaborado com a uva Sangiovese, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!

Compartilhar: