Coxas de frango e minicebolas de panela

Coxas de frango e minicebolas de panela

O seu preparo é simples, bem como a sua finalização, mas requer tempo para preparar as coxas, dourá-las, mantendo a pele intacta e, ao mesmo tempo, crocante, finalizadas com os aromas e sabores das cebolas, do alecrim e o louro. O ideal é preparar o frango com quatro a seis cebolas de tamanho médio para cada duas coxas. 

ETAPA 1: Escolha as coxas de frango com a pele intacta, estique-as ao máximo possível, cuidadosamente com uma faquinha de cozinha. Remova os restos de ossinhos das duas extremidades de maneira que fiquem bens limpas. Faça um corte em anel de modo que a pele fique frouxa e livre na extremidade da coxa e, com a palma da mão fechada ao redor da coxa, comprima e estique a pele. Coloque em uma travessa, regue com vinagre de vinho branco, pulverize generosamente com sal fino sem esfregar. Reserve sem cobrir por cerca de uma hora. A seguir, enxugue esfregando delicadamente com um papel toalha. 

ETAPA 2: Doure as coxas com a pele voltada para baixo inicialmente, virando a seguir em uma panela de preferência de fundo não aderente, até ficarem bem tostadas de ambos os lados, em um fio de óleo de girassol. Dependendo do número de coxas, execute este procedimento em duas partes. Reserve. 

ETAPA 3: Na mesma frigideira, enquanto ainda bem quente, adicione as cebolinhas com 1 colher de sopa de manteiga, pulverize levemente com açúcar mascavo mais 2 colheres de sopa colheres de vinagre de vinho banco e sal. Quando ligeiramente douradas, adicione ramos de alecrim e folhas louro e ½ xícara de chá de água. Distribua as coxas dos frangos sobre elas com a pele voltada para cima, regue com um fio de azeite de oliva. Não cubra a panela. Teste com um estilete e, quando bem macias, retire a panela do fogo. Aprecie enquanto ainda bem quente com um arroz branco. Um Cabernet Sauvignon, Tannat ou Malbec, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!

Compartilhar: