Cranberries no bolo de banana

Cranberries no bolo de banana

Uma fruta nativa da América do Norte com formato que nos lembra cerejas. Cranberries, quando maduras, têm uma cor vermelha brilhante, consistência firme, alta acidez e extrema versatilidade na culinária. Aqui entre nós, a Cranberry é encontrada na forma desidratada e bem seca, sendo apreciada na elaboração de molhos para acompanhar pratos doces ou salgados, bolos, vários tipos pães e tortas em geral.

ETAPA 1: Em uma tigela, adicione 2 xícaras de chá de banana nanica bem madura e amassada; 1 ½ xícara de chá de açúcar refinado; 3 colheres de sopa de manteiga amolecida; 150ml. de iogurte natural consistência firme; 2 ovos inteiros; 1 pitada de sal; 1 colher de café de essência de baunilha. Misture bem todos os ingredientes. 

ETAPA 2: Na tigela com os ingredientes, peneire e incorpore 3 xícaras de chá de farinha de trigo mais 1 colher de sopa cheia de fermento químico em pó.

ETAPA 3: Incorpore 1 xícara de chá de nozes picadinhas e ½ xícara de chá de cranberries secas (previamente hidratadas em ¼ de xícara de chá de água quente).

ETAPA 4: Unte uma forma refratária de 35 x 24 x 5 cms. com manteiga e farinha de trigo, forre o fundo com papel manteiga, despeje a mistura, leve ao forno aquecido a 180 graus por cerca de 45 minutos. Teste com um estilete e, se bem quente e seco, retire-o do forno. Deixe repousar na forma por cerca de 30 minutos. Desenforme e pulverize com uma mistura de canela em pó com açúcar refinado. Aprecie com geleia de frutas, queijos e patês. Bon appétit!

Compartilhar: