Dukkah

Dukkah

Dr. João Roberto | Food & Wine Styling and Photography | [email protected]

A universalidade e a versatilidade da culinária nos permitem viajar por países e diferentes regiões ao redor do mundo sem sairmos fisicamente de nossas cozinhas. A nossa escolha de hoje é uma pequena viagem ao Egito em busca de suas especiarias representadas no Dukkah, tradicionalmente apreciado com uma fatia de pão mergulhada no azeite de oliva.

O Dukkah é uma mistura de especiarias predominando as sementes de cominho, coentro e gergelim tostadas com uma ou mais combinações de amêndoas, avelãs, pistaches moídas grosseiramente e pimentas secas. A composição básica dessas especiarias pode ser encontrada em lojas especializadas já prontas para uso e, ocasionalmente, incrementadas com ervas aromáticas desidratadas como a manjerona, o tomilho e o manjericão, personalizando o nosso Dukkah, e utilizando, como os egípcios, para enriquecer os aromas e sabores de peixes, crustáceos, carnes, saladas com beterrabas, cenouras, batatas, tomates e pepinos.

DUKKAH E LINGUADO: Um peixe achatado de águas geladas e profundas que nada em cardumes, o linguado tem uma carne branca e delicada que necessita somente alguns minutos de cocção. Besunte uma travessa com azeite de oliva, coloque os filés de linguado, pulverize com o Dukkah de ambos os lados. Aqueça uma frigideira — de preferência, de fundo antiaderente — e doure os dois lados dos filés por cerca de três até no máximo de cinco minutos. Transfira o linguado para um prato, esprema caldo de limão siciliano, corrija o sal e se delicie com os aromas e sabores exóticos do Dukkah que impregnaram a sua carne delicada. Bon appétit!

Compartilhar: