Endívias gratinadas com presunto cozido e molho suprême

Endívias gratinadas com presunto cozido e molho suprême

Uma vez colhidas, é importante que as endívias sejam conservadas ao abrigo da luz direta, bloqueando, assim, a formação da clorofila e, consequentemente, o desenvolvimento de um sabor amargo, preservando uma de suas principais características: o frescor crocante.
 
AS ENDÍVIAS:

Escolha 4 endívias de tamanho médio para grande, brancas, firmes e bem fechadas. Coloque-as em uma fôrma refratária lado a lado. Espalhe sobre elas 100 gramas de manteiga em cubos e 3 colheres de sopa de suco de limão.  Cubra com papel manteiga e alumínio e leve ao forno em uma temperatura média por cerca de 35 minutos. Retire do forno e, quando frias, envolva em uma fatia de presunto cozido. Acomode-as lado a lado em uma fôrma refratária. 

O VELOUTÉ: 

Em uma panela em fogo moderado, derreta 3 colheres de sopa de manteiga. Quando começar a borbulhar e ficar levemente tostada, retire a panela do fogo, adicione 3 colheres de sopa de farinha de trigo incorpore rapidamente, retorne a panela ao fogo e adicione, aos poucos, uma xícara de chá de caldo de galinha. Cozinhe até obter um molho firme e consistente.

O MOLHO SUPRÊME: 

Ao molho velouté adicione 1 xícara de chá de creme de leite fresco e, mexendo sempre, cozinhe até obter um molho bem espesso e consistente. Passe por uma peneira.

FINALIZANDO: 

Acrescente ao molho Suprême um toque de noz moscada, distribua sobre as endívias, pulverize levemente com uma mistura de páprica doce e picante. Leve ao forno bem quente até borbulhar e adquirir uma cor dourada. Um Chardonnay não muito jovem, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!

Compartilhar: