Escabeche de codornizes

Escabeche de codornizes

O preparo dos alimentos em molho escabeche teria a sua origem na culinária espanhola da região de Andaluzia. Um método de cozimento utilizado principalmente para o preparo e preservação, por um curto período, de peixes, aves e vegetais com a adição essencial e indispensável do vinagre. 

A CODORNIZES
Apare 12 codornizes, separando em duas partes os peitos desossados das coxinhas juntamente com as sobrecoxas. Coloque-as em uma forma pesada ou refratária, regue com azeite de oliva e leve ao forno bem quente para dourar de ambos os lados.

O MOLHO ESCABECHE
Em uma panelinha de aço inox, coloque 2 xícaras de chá de água; 2 xícaras de chá de vinagre de vinho branco; 1 colher de chá de cúrcuma; 2 cebolas grandes em rodelas; 10 dentes de alho em lâminas; 12 lâminas finas de gengibre; 1 colher de sopa rasa de sal grosso;  30 grãos de pimenta do reino; 20 grãos de cominho; folhas de louro; ramos de alecrim e tomilho. Leve ao fogo e deixe ferver durante 5 minutos.

FINALIZANDO
Retire as codornizes do forno e, imediatamente, distribua sobre elas folhas de menta ou hortelã e o molho escabeche enquanto ainda bem quente. Cubra com uma folha de alumínio e leve ao forno a 180 graus por mais uma hora. Deixe as codornizes repousarem na assadeira coberta até esfriaram completamente e reserve na geladeira. Aprecie e sirva as codornizes com fatias de pão levemente tostadas em uma frigideira com um toque de azeite de oliva. Um vinho branco espumante seco, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!

Compartilhar: